quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rio paga reparação simbólica a 150 ex-presos políticos

Rio paga reparação simbólica a 150 ex-presos políticos
30 de junho de 2010  13h03  atualizado às 13h11



O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, concedem, nesta quarta-feira, reparação simbólica a 150 ex-presos políticos do regime militar. Assim, chegará a 283 o número de beneficiados pela reparação da lei 3744/2001, que prevê R$ 20 mil em pagamento único, na atual administração.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, cerca de 550 ex-presos políticos ainda receberão a reparação, incluindo a candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff.

Aguardam julgamento outros 120 processos, que devem ser definidos até setembro. A cerimônia acontecia, por volta das 12h30, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio.

O governador aproveitará a ocasião para sancionar o decreto de criação do Comitê Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, a lei que cria o Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura e a lei que estabelece o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, a ser formado por representantes do Estado e da sociedade civil.

No mesmo evento, entre outros projetos, haverá ainda o lançamento, no Rio, do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, iniciativa que visa a proteger ativistas ameaçados por sua atuação na área.




Um comentário:

Wanderley Macedo de Almeida disse...

O governador Sérgio Cabral e sua equipe mais uma vez inova. É notória à influência do fato de ter crescido dentro da redação do PASQUIM, acompanhando a pluraridade de pensamentos que convergiam contra à DITADURA. A politica de segurança pública é inovadora, eficaz, inteligente e audaciosa. Mereçe parabéns. Se votasse no Rio meu voto seria seu. Congratulações pela iniciativa de reconhecer e tentar reparar os danos sofridos pelas vítmas da DITADURA. Wanderley.