domingo, 16 de maio de 2010

Pataxós denunciam ameaças e desaparecimentos na região sul e extremo sul da Bahia

14/05/2010 - 19:00

Representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) receberam, em audiência, cerca de trinta lideranças indígenas Pataxós, ontem (13), em Brasília (DF).

Os indígenas denunciaram inúmeras ameaças de morte feitas por fazendeiros do sul e do extremo sul da Bahia. Contaram ainda dos casos de desaparecidmentos que registrados. "O grande problema é a definição da demarcação dessas terras, que se encontram ocupadas por fazendeiros que não aceitam o avanço no processo demarcatório. E isso acaba gerando por parte dos fazendeiros um clima de hostilidade muito grande contra os indígenas", disse o vice-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), Percílio de Sousa Lima Neto.

O CDDPH, órgão vinculado à SDH/PR, catalogou as denúncias e vai encaminhá-las às autoridades federais (Polícia Federal, Funai e Ministério Público Federal) e estaduais (governador, secretaria de segurança e procurador geral de justiça).

Além de Lima Neto, participaram da reunião a coordenadora-geral do CDDPH, Juliana Miranda; e Maria Auxiliadora Arantes, coordenadora-geral de Combate à Tortura da SDH/PR.


Fernando Matos

Nenhum comentário: