segunda-feira, 28 de março de 2011

MPT propõe termo de cooperação em prol de haitianos

MPT propõe termo de cooperação em prol de haitianos

Acordo prevê ajuda aos haitianos por quatro anos, evolvendo ações de saúde, qualificação profissional e emprego

Manaus, 28 de Março de 2011

Piero Caíque

Além de estarem em busca de empregos, haitianos se mobilizam para alugar imóveis com o apoio de paróquias

Além de estarem em busca de empregos, haitianos se mobilizam para alugar imóveis com o apoio de paróquias (Raphael Alves)

Em reunião realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho / MPT 11ª Região, na manhã desta segunda (28), o procurador do trabalho, Audaliphal Hildebrando, apresentou uma proposta para sistematização das ações em prol da regularização e inserção de imigrantes Haitianos refugiados no Estado do Amazonas.

A reunião teve como objetivo propor a assinatura de um termo de cooperação, por diversas entidades, em suas esferas de atuação, abrangendo áreas como saúde, educação, qualificação profissional e emprego. Além disso, congregar cerca de mil haitianos no projeto e tem como tempo limite de execução quatro anos a partir da data inicial. "Esse povo é muito vulnerável, por isso temos que ajudá-los com dignidade, como qualquer ser humano merece" pontuou Audaliphal.

Foram marcadas novas reuniões para o aperfeiçoamento do projeto, a primeira será na próxima quinta-feira (31), no auditório da Escola de Administração Penitenciária, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), com o secretário Lélio Lauria. Já a segunda acontece no dia 11 de abril, novamente no auditório do MPT, para aperfeiçoamento do projeto de cooperação.

Segundo procurador, o projeto está aberto a todas as instituições que queiram inserir os haitianos no mercado de trabalho. Após a conclusão do projeto, o acordo deve ser assinado no dia 29 de abril, para que as ações sejam iniciadas em 1º de maio, comemorando o dia do trabalhador.

A reunião foi acompanhada pelo procurador-chefe do MPT 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento, por representantes de órgãos do governo e prefeitura relacionados ao trabalho e renda, Suframa, Polícia Federal, Arquidiocese, Pastoral do Imigrante, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Secretaria de Educação do Amazonas, dentre outros.



www.acritica.com.br

Acrítica 2010


Um comentário:

Aníbal disse...

Sou conhecido deste Sr. Procurador Audaliphal Hildebrando, desde época militar em Itajubá, Sul de Minas Gerais.
Meu nome é Aníbal Borges Junior e meu email borgisjr@gmail.com e ou anibal.junior@diadema.sp.gov.br.
Por favor repassem ao Sr. Procurador meu email para que entre em contato, já que atualmente sou engenheiro de segurança do trabalho e tenho acompanhado suas iniciativas e decisões pela internet.
Por favor!
Muito obrigado!
Aníbal Borges Junior
Enggº Eletricista e de Segurança do Trabalho.