MPT propõe termo de cooperação em prol de haitianos
Acordo prevê ajuda aos haitianos por quatro anos, evolvendo ações de saúde, qualificação profissional e emprego
Manaus, 28 de Março de 2011
Piero Caíque
Além de estarem em busca de empregos, haitianos se mobilizam para alugar imóveis com o apoio de paróquias
Em reunião realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho / MPT 11ª Região, na manhã desta segunda (28), o procurador do trabalho, Audaliphal Hildebrando, apresentou uma proposta para sistematização das ações em prol da regularização e inserção de imigrantes Haitianos refugiados no Estado do Amazonas.
A reunião teve como objetivo propor a assinatura de um termo de cooperação, por diversas entidades, em suas esferas de atuação, abrangendo áreas como saúde, educação, qualificação profissional e emprego. Além disso, congregar cerca de mil haitianos no projeto e tem como tempo limite de execução quatro anos a partir da data inicial. "Esse povo é muito vulnerável, por isso temos que ajudá-los com dignidade, como qualquer ser humano merece" pontuou Audaliphal.
Foram marcadas novas reuniões para o aperfeiçoamento do projeto, a primeira será na próxima quinta-feira (31), no auditório da Escola de Administração Penitenciária, na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), com o secretário Lélio Lauria. Já a segunda acontece no dia 11 de abril, novamente no auditório do MPT, para aperfeiçoamento do projeto de cooperação.
Segundo procurador, o projeto está aberto a todas as instituições que queiram inserir os haitianos no mercado de trabalho. Após a conclusão do projeto, o acordo deve ser assinado no dia 29 de abril, para que as ações sejam iniciadas em 1º de maio, comemorando o dia do trabalhador.
A reunião foi acompanhada pelo procurador-chefe do MPT 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento, por representantes de órgãos do governo e prefeitura relacionados ao trabalho e renda, Suframa, Polícia Federal, Arquidiocese, Pastoral do Imigrante, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Secretaria de Educação do Amazonas, dentre outros.
Acrítica 2010
Um comentário:
Sou conhecido deste Sr. Procurador Audaliphal Hildebrando, desde época militar em Itajubá, Sul de Minas Gerais.
Meu nome é Aníbal Borges Junior e meu email borgisjr@gmail.com e ou anibal.junior@diadema.sp.gov.br.
Por favor repassem ao Sr. Procurador meu email para que entre em contato, já que atualmente sou engenheiro de segurança do trabalho e tenho acompanhado suas iniciativas e decisões pela internet.
Por favor!
Muito obrigado!
Aníbal Borges Junior
Enggº Eletricista e de Segurança do Trabalho.
Postar um comentário