terça-feira, 10 de maio de 2011

País tem mais de 150 mil homicídios sem solução, diz MP


País tem mais de 150 mil homicídios sem solução, diz MP
09 de maio de 2011 22h51 atualizado às 23h00


Um levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) afirma que existem 151.819 inquéritos sobre homicídios instaurados no Brasil antes de dezembro de 2007 sem conclusão - seja com oferecimento de denúncia ou arquivamento. As informações fazem parte do Inqueritômetro, um sistema que mostra o andamento da conclusão de inquéritos sobre homicídios e começou a funcionar nesta segunda-feira.

O sistema faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), uma parceria entre os Conselhos Nacionais de MPs, de Justiça e do Ministério da Justiça. De acordo com Taís Ferraz, conselheira do CNMP e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Enasp, o sistema vai ajudar a concluir todos os 150 mil inquéritos em aberto. "As atualizações periódicas irão permitir o acompanhamento da efetividade das ações e a concentração de esforços nos locais onde a situação for mais complexa e houver maiores dificuldades", diz ela.

O Inqueritômetro será atualizado mensalmente e permite a comparação entre os Estados com homicídios não solucionados. O Rio de Janeiro lidera a lista: 60 mil. Em segundo lugar está Minas Gerais (20 mil), seguido por Espírito Santo (13.610), Pernambuco (11.462) e Bahia (10.145). Para Estados com até 4 mil procedimentos em aberto, o prazo para concluir os inquéritos é julho deste ano; para os demais, até dezembro de 2011.

"Mais do que enfrentar a quantidade de inquéritos, um dos grandes objetivos das metas fixadas pela Enasp é fazer o diagnóstico da persecução penal, com a identificação dos gargalos e dos problemas que historicamente dificultaram a conclusão das investigações de homicídios", afirma.


Nenhum comentário: