quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ações do documento 27/OUT/2010 - Direitos Humanos forma a 1ª turma de policiais da Força Nacional para atuar no Programa de Proteção aos Defensores, nesta 5ª feira (28)


 
 

27/OUT/2010 - Direitos Humanos forma a 1ª turma de policiais da Força Nacional para atuar no Programa de Proteção aos Defensores, nesta 5ª feira (28)

Data: 27/10/2010

Com a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), será realizada nesta quinta-feira (28), às 9 horas, em Brasília (DF), a cerimônia de encerramento do 1º Curso de Formação de Policiais Militares para apoio ao Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos. Liderado pela SDH/PR. O treinamento é resultado de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Além do ministro Vannuchi, a cerimônia terá a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri; do comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Luiz Renato Fernando Rodrigues; do coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, Ivan Marques; e do diretor de Defesa dos Direitos Humanos da SDH, Fernando Matos, que fará a entrega dos certificados aos participantes. Matos representará a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDH, Lena Peres.

O objetivo do curso de Formação de Policiais Militares para apoio ao Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos é treinar policiais em técnicas de proteção a pessoas ameaçadas, com foco em direitos humanos. Eles integrarão a Força Nacional de Segurança e poderão atuar em todo o território nacional.

Segundo o diretor de Defesa dos Direitos Humanos da SDH, Fernando Matos, "as aulas possibilitaram domínio completo da proteção necessária aos defensores de Direitos Humanos. Acredito que a SDH fechou um ciclo importante na formação desses policiais", afirma.

"Ao longo do curso, os policiais mudaram a visão que tinham sobre Direitos Humanos", avalia o coordenador-geral do programa de proteção, Ivan Marques. "Antes considerados baderneiros, agora os defensores são vistos como pessoas comuns, como os policiais, que estão lutando por um direito fundamental, por justiça. Isso gera uma motivação muito importante para quem vai proteger essas pessoas", afirma.

Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos – Criado em 2004, sob coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atualmente, encontra-se implantado em seis estados conveniados: Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Brasil é o único país do mundo a ter um programa de proteção a defensores de Direitos Humanos institucionalizado. 

Encerramento do 1º Curso de Formação de Policiais Militares para apoio ao Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos
Data: 28 de outubro de 2010
Horário: 9 horas
Local: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 10º andar. Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", Brasília (DF)

Nenhum comentário: