segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Aníbal Bruno deixa de receber detentos hoje



Sistema Penitenciário

Publicado em 10.12.2007, às 08h13

Do JC

A partir de hoje, o Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, na Zona Oeste do Recife, encontra-se interditado para o recebimento de novos detentos. Portaria assinada pelo juiz-titular da 1ª Vara de Execuções Penais, Adeíldo Nunes, impede o encaminhamento de qualquer preso à unidade. Por mês, deixarão de entrar na prisão cerca de 300 detentos. Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades nas prisões do País sugeriram, no mês passado, a implosão do Aníbal Bruno e classificaram a cadeia como a pior do País.

De acordo com o juiz-titular da 1ª Vara de Execuções Penais, Adeíldo Nunes, a intenção é transferir da unidade aqueles já condenados, retirar os que respondem a processos no interior, relocando-os para cadeias públicas, e conceder progressão de pena para outros.

“No Aníbal Bruno, não deviam estar presos condenados. Acredito que cerca de 300 estão nessa condição, então, iremos transferi-los para a Penitenciária Barreto Campelo (em Itamaracá, no Grande Recife)”, explicou o juiz.

Nunes informou que, na mesma portaria, vai fixar um prazo de 120 dias para que o governo do Estado acabe com a figura do chaveiro nas unidades prisionais pernambucanas. Atualmente, essa função é atribuída aos próprios detentos. O Aníbal Bruno abriga a maior população carcerária da América Latina. Tem capacidade para 1.448 detentos, no entanto, conta com 3.918. Falta espaço para 2.470 presos.

Nenhum comentário: